Agents of SHIELD chegou a sua sétima e última temporada. A série foi a única da Marvel Television a ter uma sobrevida, já que a essa divisão que fazia as séries de TV da casa das ideias foi encerrada no fim de 2019. Agora todas as produções para streaming e TV estão centralizadas com a Marvel Studios.

A série foi se afastando gradativamente dos eventos dos filmes, tanto que nas quinta e sexta temporada não tivemos nenhuma menção a Guerra Infinita e Ultimato.

A sexta temporada termina com os agentes viajando até o passado, onde os Chronicoms (Alienígenas semi-robóticos sencientes) querem acabar com a SHIELD para que ela não interfira nos planos deles de transformar a Terra em Chronyca 3 (um planeta pra chamar de seu, já que Chronyca 2 foi destruído).

Dito isso, como foi a estreia da última temporada? Na minha opinião, tão boa quanto uma sétima temporada pode ser. Chegamos em um ponto em que os personagens já não tem mais pra onde evoluir, a série caminhou lado a lado com os filmes, com a questão da Hydra, apresentou Krees, Inumanos e teve sua fase cósmica nas últimas temporadas.

Algumas teorias dizem que Agents of SHIELD não se passa no MCU e sim em uma realidade alternativa. Nós temos um personagem, Deke, que veio de um futuro distópico onde a Terra foi praticamente destruída e a humanidade escravizada. Porém desde sua primeira aparição Deke é um defensão da existência de um Multiverso. Nessas teorias a viagem no tempo seria uma forma de levar AoS para o  verdadeiro MCU.

O que sabemos até agora é que nessa temporada os agentes vão para várias "Marés", pontos históricos de interesse na linha temporal da  SHIELD. Em suma, teremos uma temporada que como Vingadores: Ultimato, vai se homenagear em diversas formas. Podemos tem participações da Agente Carter, Jarvis, e outros personagens que participaram da História da SHIELD, como por exemplo o Agente Ward.

Na minha modesta opinião, seria muito interessante que de alguma forma o que restou da SHIELD da série acabasse no MCU. Alguns poucos personagens podem ser utilizados nos vindouros projetos da Marvel para streaming. E sim, estou falando da Tremor, a personagem foi uma das que mais "evoluiu" na série, juntos com "FitzSimmons" e Melinda May.

Sou suspeito para falar, apesar de alguns problemas, eu genuinamente gosto de Agentes of SHIELD. Eu esperava muito mais da série, mas aceito o que me foi entregue nesses 6 anos. Gostaria de ver um final que atendesse as expectativas que a séries criou (pelo menos para mim). Com as séries do Falcão e Soldado Invernal, Wanda e Visão, Locke, todas fazendo pontes com o cinema, seria bacana ver a Marvel Studios assumindo os personagens de SHIELD, para utilizá-los nesses crossovers de cinema e streaming.