Shingeki no kyojin, ou Attack On Titan, é uma série de Mangás publicado no ano de 2009, criado por Hajime Isayama.  Em 2013 foi ao ar em formato de Anime pelo estúdio Wit Studios, conta com 3 temporadas já lançadas e recentemente anunciou a quarta temporada, descrita como Final Season. Eu sou Legolito, e hoje quero apresentar a vocês um pouco da minha experiência com Shingeki no Kyojin.

Agradeço muito ao um grande amigo por insistir para que eu assistisse esse Anime, que confesso ter sentido um pouco de preconceito antes de iniciar o primeiro episódio, pensava em ser só mais um história de gigantes sem nenhum incremento de fantasia que poderia ser só mais um clichê, e logo de cara percebi o quão errado eu estava quanto as primeiras expectativas criadas. Lembrando que apenas assisti o Anime, tudo que escrevo pra vocês aqui é com base nas duas primeiras temporadas.

A princípio o Anime começa contando o que são esses “Titãs” algo como humanoides com média de 5 a 15 metros de altura e aparentemente sem muita inteligência, que comem humanos por puro prazer, porém, não se conta de onde surgiu esses seres, e sob o assombro dessas criaturas, a humanidade vive protegida por três grandes muralhas que portem a cidade dividindo a mesma em camadas, cercadas por muralhas em forma de círculos, chamadas de Maria a mais externa, Rose a intermediária e a mais a dentro da cidade a Sina que protege o rei. Além das muralhas a cidade é dividido em distrito, quando mais a fora do centro da cidade mais pobre o distrito, a cidade foi inspirada na cidade alemã Nördlingen, o que deixa de certa forma uma ideia de idade média na Europa.

Então é no distrito de Trost que iniciamos a história, onde conhecemos Eren Yeager, Mikasa Ackerman (irmã adotiva de Eren) e Armin Arllet. Trost fica entre a muralha Maria e Rose, mais próximo de uma terreno no qual vivem alguns titãs tentando adentrar a cidade protegida pela muralha Maria, tendo então 100 anos que os humanos não sofrem ataques. A população vive com conhecimento limitado pela muralhas e numa porção bem baixa de pessoas por metro quadrado. Eren e seus amigos vivem como crianças em um pequeno vilarejo imaginando como seria um mundo além das muralhas, o que alimenta o desejo de Eren para entrar para a equipe de reconhecimento essa conta com humanos habilidosos com armas e um equipamento de locomoção em três dimensões chamado equipamento 3D, arriscam suas vidas além da muralha em busca de informações sobre titãs e recursos para a cidade, ainda tem a guarda da cidade e a guarda do rei.

Um certo dia então um 2 tipos de Titãs especiais coordenam um ataque a muralha Maria, abrindo espaço para uma invasão em massa de outros titãs, destruindo parte da muralha e os distritos mais próximos, inclusive o distrito de Trost aonde viva Eren, Mikasa e Armin e começa então a luta pela sobrevivência e nesse exato momento presenciamos uma cena extremamente impactante para o Anime, claro que não vou dar spoilers, mas é o ponto chave da trama. Após o acontecido Eren então jura pra si mesmo entrar no reconhecimento não mais para ver o que tem além da muralha, mas sim exterminar titãs, Mikasa decide ir junto para proteger seu irmão adotivo e Armin para acompanhar seu melhor amigo Eren.

A partir disso tudo, inicia –se então a busca de solução de mistérios e o porquê dos titãs, a cada episódio ficamos extremamente curiosos a respeito desse humanoides, o ritmo que a animação e a história propõe é eletrizante, cada episódio termina com algum plot que faz você ficar cada vez mais ansioso para o próximo, e ao longo da jornada vai sendo apresentado novos personagens secundários como Capitão Levi, que aparece com pouca importância na primeira temporada, e com certeza rouba a cena na segunda temporada devido sua incrível habilidade de lutar contra titãs e seu semblante de misterioso, contamos também com Irvin Smith que se mostra muito leal, inteligente e estrategista, e outros não menos importantes como Sasha Braus, Reiner Braun, Annie Leonhardt, Bertholt Hoover, Conny Springer.

Com esses ideais inicias de batalhar contra Titãs aparenta algo superficial, pois o anime ainda conta com alguns segredos descobertos pela humanidade o que os fazem refletir sobre o verdadeiro problema que enfrentam, pois a batalha além das muralhas contra titãs é extremamente acirrada, porém escondido entre a muralha Sina, ocorre muita corrupção por parte dos humanos, brigas políticas e religiosas que começam a afetar diretamente a população e a equipe de reconhecimento, segredos escondidos dentro da muralha (literalmente no meio da muralha) , que pode revelar um segredo que os fanáticos religiosos escondem, esses ritmo e reviravoltas faz com que os espectadores passam a duvidar de todos os personagens e se questionar qual o maior problema? Como tem um titã escondido no meio dos humanos? Dentre outras tantas revelações que só podem entender se assistir o Anime ou ler o Mangá.

Shingeki no kyojin com certeza mudou minha forma de pensar a respeito de muitas coisa, principalmente na corrupção do ser humano, então fica minha dica: Assistam Shingeki no kyojin (Attack On Titan), vale sim muito apena e aproveita que dá tempo antes da última temporada.

Em breve pretendo trazer mais assuntos para vocês sobre animes e games, fica aqui minha despedida, um grande abraço e até.

Se quiserem saber mais sobre mim, me sigam nas redes sócias:

Instagram: @giovanne_marcos

Twitch: Twitch.tv/Legolito